Quanto custa viajar? Planeje e economize

0


Tempo de Leitura: 5 minutos

Se preferir, ouça a narração deste artigo:

Sabe aquela viagem dos sonhos, mas que parece difícil fazer caber no orçamento? Sim, ela é possível! Com pesquisa e planejamento você consegue economizar e conhecer novos lugares. Entenda quanto custa viajar e confira algumas soluções para aproveitar o roteiro sem gastar muito.

Quanto custa viajar? Veja 12 dicas para economizar nas viagens!

Viajar pode sair mais barato do que você imagina. O segredo está na organização. Acompanhe o guia que preparamos com 12 dicas para te ajudar a programar as férias com economia.

1. Se planeje de antemão

Planejar-se com antecedência é, sem dúvidas, um elemento indispensável para quem quer viajar gastando pouco. Se possível, comece o planejamento alguns meses antes da viagem, listando o destino que deseja conhecer, a quantidade de dias que você imagina ficar no lugar e a época do ano que pretende ir. Também tenha em mente alternativas caso não consiga seguir a ideia inicial.

Além disso, é importante definir prioridades: o que não pode faltar na sua viagem? Se o passeio inclui outras pessoas, não deixe de tomar as decisões em conjunto para que todos possam curtir bem o descanso.

Essas definições prévias permitem adaptar o roteiro com mais facilidade a sua situação, desde a preparação das economias até a programação das férias no trabalho.

2. Se organize financeiramente

O bom planejamento financeiro é capaz de proporcionar dias de lazer mais tranquilos, pois ajuda a evitar problemas e dívidas que comprometam o orçamento.

O bom planejamento financeiro é capaz de proporcionar dias de lazer mais tranquilos, pois ajuda a evitar problemas e dívidas que comprometam o orçamento.

Avalie a situação das suas finanças e escolha as opções que melhor atendam o seu perfil. Pagamentos à vista podem gerar descontos atrativos e tornar as férias mais baratas. Se optar pelo parcelamento, não deixe de conferir se o valor da prestação se encaixa nos gastos mensais.

O crédito pessoal é uma alternativa para cobrir os custos da viagem. As principais vantagens do empréstimo são a rapidez na contratação e a possibilidade de diluir as parcelas a longo prazo.

Leia mais

3. Defina seu orçamento

O custo da viagem também vai depender de quanto você pode gastar. Analise o seu planejamento financeiro e estabeleça o valor que pode investir. Assim fica mais fácil encontrar estratégias para obter o dinheiro ou adaptar os planos à renda disponível

Afinal, se a grana é curta, ainda é possível viajar optando por hospedagens mais simples ou reduzindo a duração das férias, por exemplo.

4. Pesquise com antecedência

Pesquisar a viagem com antecedência é sinônimo de economia. Com tempo, você tem mais flexibilidade para encontrar opções que se adequam ao seu bolso. 

A pesquisa permite inclusive conhecer melhor o destino: a cultura local, onde se hospedar, a gastronomia da região e tantas outras informações que vão tornar o roteiro ainda mais incrível.

5. Faça simulações e calcule os custos

Já sabe para onde viajar? Então não deixe de fazer simulações para calcular os custos e conseguir se organizar financeiramente. Pesquise preços em sites de hospedagem, companhias aéreas e agências de viagem para estimar o valor total das férias. 

Lembre-se ainda de conferir a cotação da moeda local em passeios no exterior, pois esse é outro fator relevante para definir o orçamento.

Leia mais

6. Viaje com um grupo

Viajar com outras pessoas pode ajudar a economizar nas férias. Quanto mais gente para dividir a hospedagem, o valor da gasolina e o aluguel do carro, mais barata a viagem fica.

Algumas agências e estabelecimentos também costumam oferecer descontos para grupos. Sem contar o quão especial é conhecer novos lugares junto com a família e amigos.

7. Compare preços de passagens

Recebeu aquele e-mail com uma oferta tentadora da companhia aérea? Calma! Antes de comprar as passagens, certifique-se de que aquele é o melhor valor. Consulte os sites das operadoras e crie alertas de preço em buscadores online para garantir o transporte mais barato

Avalie também qual a opção mais em conta para viajar: carro, moto, ônibus, avião ou até mesmo um cruzeiro.

8. Se hospede em hostels

Uma possibilidade para conseguir diminuir os custos da viagem é a hospedagem em hostels, albergues ou espaços compartilhados

Alguns desses lugares oferecem diferentes tipos de quartos – inclusive para mais ou menos pessoas, com banheiro interno ou apenas para mulheres. E além de poupar dinheiro você tem a oportunidade de conhecer outros viajantes.

9. Visite locais e atrações públicos ou sem custo

Quando a gente planeja uma viagem, logo pensamos nos pontos turísticos que queremos visitar. Uma forma de aproveitar o destino sem gastar muito é incluir no roteiro atrações com acesso gratuito, como parques, igrejas e mercados públicos. 

Outra dica é organizar a visita com antecedência, já que a maioria dos lugares oferece redução no valor do ingresso para algumas pessoas (idosos, estudantes, etc.), descontos para compras antecipadas, assim como visitação livre em dias específicos da semana.

10. Use o transporte público

Ônibus, metrô e outros transportes públicos são uma excelente alternativa para baratear o custo da viagem, com preços mais atrativos do que veículos particulares. 

Às vezes é possível economizar ainda mais comprando cartões com um número maior de bilhetes ou que possibilitem viagens ilimitadas por um período específico (três, cinco, sete dias). 

Para não cair em ciladas, pesquise antes sobre as opções de transporte disponíveis, rotas, horários e valores. Também se planeje para otimizar o roteiro e não perder tempo (e dinheiro) no trajeto.

11. Evite usar cartão de crédito

Não há dúvidas de que o cartão de crédito garante praticidade na hora de viajar. Mas também é muito fácil perder o controle e acabar excedendo o limite de gastos. 

Outro motivo para evitar o cartão é o Imposto Sobre Operações Financeiras (IOF), aplicado sobre o valor das compras internacionais convertidas para o real. 

Por isso, busque praticar o consumo consciente e priorize os pagamentos em dinheiro sempre que possível.

12. Converse com outros viajantes

Conhecer a experiência de outras pessoas que já visitaram o destino é mais uma forma de tentar economizar na viagem. A conversa com amigos e até a leitura de blogs pode ajudar a evitar problemas e identificar opções econômicas de lazer, como dicas de restaurantes e hospedagens.

Planeje-se para viajar com economia

Agora que você já sabe quanto custa viajar, é só começar a planejar! Aliás, é sempre bom lembrar que o planejamento é que vai garantir flexibilidade para realizar a tão sonhada viagem sem extrapolar o orçamento.

Se precisar de ajuda para organizar as finanças, conte com a Cresol. Temos diversos conteúdos aqui no blog, assim como as melhores soluções financeiras para você.



Source link

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

close