Como ter um início de ano com as contas em dia

0

A chegada de um novo ano convida a refletir sobre o que já vivemos e o que esperamos do futuro. É também um período propício para definir objetivos e planejar o que faremos para alcançá-los nos 365 dias que estão por vir.

E um bom planejamento deve considerar a situação das finanças. Afinal, o dinheiro pode ajudar a conquistar as coisas cujo valor não conseguimos mensurar tão facilmente, como o primeiro imóvel próprio, a oportunidade de estar na universidade ou aquela viagem dos sonhos.

Pensando nisso, reunimos algumas informações e dicas para ajudar você a ter um início de ano mais próspero e com as contas em dia.

Quais os principais gastos do início de ano?

Os meses de janeiro, fevereiro e março vêm acompanhados de contas extras que podem acabar comprometendo o orçamento.

Pensando nisso, preparamos uma lista com os gastos mais comuns no início do ano para ajudar você a se organizar e não deixar os boletos dificultarem os seus planos. Confira!

1. IPVA

Quem possui carros, motos, caminhões e outros automóveis precisa se programar para pagar o Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA).

O valor dessa taxa estadual varia a cada ano e as regras mudam conforme a localidade. Mas contribuintes que optam pelo pagamento antecipado e motoristas que não cometeram infrações em um determinado período costumam receber um desconto maior sobre o imposto.

Você pode consultar o IPVA do seu veículo diretamente na rede bancária, informando o número do RENAVAM que consta no documento do automóvel.

2. IPTU

Proprietários de apartamentos, casas e estabelecimentos comerciais precisam estar atentos ao Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU). O tributo municipal é aplicado sobre imóveis em zonas urbanas e é calculado de acordo com o preço da propriedade, estabelecido pela Prefeitura.

O pagamento é de responsabilidade do dono do imóvel, porém, em propriedades alugadas, pode ser repassado ao inquilino quando previsto no contrato de locação.

O IPTU pode ser pago com desconto no início do ano ou parcelado. Informe-se na Prefeitura da sua cidade para conferir condições, valores e emitir as guias de pagamento do imposto.

3. Material escolar

O planejamento financeiro das famílias com crianças e jovens em idade escolar não pode deixar de contemplar gastos com cadernos, livros, uniformes e outros materiais escolares.

As despesas com esses artigos podem ser grandes, ainda mais para quem tem mais de um estudante em casa.

As nossas dicas para economizar são pesquisar os preços com antecedência, avaliar reaproveitar os materiais de anos anteriores e negociar a troca ou venda do que não está mais em uso.

4. Matrícula

Taxas de matrícula em escolas, universidades e outras atividades também costumam ter vencimento nos primeiros meses do ano.

Procure fazer uma estimativa desses gastos e negociar descontos e prazos em cada instituição para conseguir encaixar os valores no seu orçamento.

5. Imposto de renda

Talvez você esteja no grupo dos mais de 36 milhões de brasileiros que realizaram a declaração do Imposto de Renda (IR) em 2022 e já conheça essa rotina.

Mas vale lembrar que esse tributo federal tem como base a sua renda no ano anterior. Então, se houve alteração de salário, venda de bens ou outros rendimentos tributáveis, é possível que você ainda precise complementar o pagamento do imposto ao Governo.

Nossa sugestão é novamente se organizar com antecedência. Reúna todos os comprovantes e programe as finanças, tanto para quitar o IR, se necessário, como para escolher a melhor forma de aplicar o dinheiro se tiver valores a restituir.

6. Seguros

Os seguros de vida, residência e veículos geralmente possuem reajustes anuais. E, com as demais despesas no início do ano, podem acabar gerando uma dívida maior do que a esperada.

Para não deixar essa conta atrapalhar a saúde das suas finanças, consulte o contrato de cada seguro e o site da seguradora para verificar prazos, taxas e condições de pagamento.

Leia mais

Qual a importância de deixar as contas em dia no início de ano?

Manter as contas em dia pode parecer assustador. Ainda mais no início de ano, quando as despesas adicionais com impostos, seguros, materiais escolares e outros itens se acumulam. Só que essa é uma tarefa importante, que garante mais tranquilidade e segurança para tirar os planos do papel.

Com planejamento, você evita acréscimos que podem dificultar ainda mais o pagamento da dívida. O atraso do IPVA em estados como Santa Catarina e São Paulo, por exemplo, pode gerar cobrança de multa de até 20% do valor do imposto e aplicação de juros mensais correspondentes à taxa Selic ou 1%.

Consumidores que não estão no grupo de inadimplentes também têm mais facilidade em adquirir crédito pessoal para cobrir despesas ou realizar novos projetos.

Como se organizar para os gastos de início de ano?

Agora que você já conhece quais são as principais contas no início de ano e a importância de mantê-las em dia, é fundamental saber como se organizar para não deixar esses gastos atrapalharem seus objetivos.

Confira cinco dicas que preparamos para te auxiliar nessa organização. Vamos lá?

Faça um planejamento financeiro

Comece a organização das despesas com um planejamento financeiro. Essa ferramenta é essencial porque ajuda a entender melhor a situação das finanças e os seus principais hábitos de consumo.

Com os dados em mãos, fica mais fácil definir prioridades, elaborar o orçamento e estabelecer estratégias para realizar seus sonhos.

Confira o passo a passo para criar o seu planejamento financeiro neste post do nosso blog.

Controle os gastos de final de ano

As festas de Natal, réveillon e férias são alguns eventos comuns no final do ano, que podem prejudicar o seu bem-estar financeiro na virada. Mesmo com o 13º salário e outras bonificações, é preciso ter atenção para não deixar os gastos extras superarem seus rendimentos.

Pesquisar preços e planejar o uso do dinheiro são dois recursos úteis para auxiliar no controle dos gastos no período.

Defina suas prioridades

Cada pessoa tem necessidades diferentes. Por isso, avalie o que é prioridade para você e estabeleça critérios para realizar primeiro o que tem mais urgência.

Como nossas metas mudam ao longo da vida, é interessante refazer essa análise sempre que possível. Também é importante manter o planejamento financeiro atualizado para que seja possível realizar todos os objetivos estipulados.

Negocie dívidas

Mesmo com planejamento, é possível que surjam imprevistos e alguma conta não seja paga no prazo. Quando isso acontecer, busque formas de negociar a sua dívida.

O primeiro passo é descobrir o valor total do débito. Depois é preciso avaliar se a renegociação vale a pena. Por fim, é necessário organizar-se para que os pagamentos não comprometam sua renda, evitando dores de cabeça e retomando o equilíbrio das finanças.

Pesquise sobre educação financeira

Nossa última dica para manter as contas em dia no início de ano é aproveitar os benefícios da educação financeira. Por meio dela, podemos descobrir estratégias para cuidar melhor das nossas economias e compreender como usar o dinheiro com mais eficiência.

Ano novo com saúde financeira

Como destacamos, gastos sazonais com IPTU, IPVA, seguros, matrículas e materiais escolares podem se tornar um grande problema no início de ano se não houver planejamento.

Esperamos que nossas dicas sejam úteis e te ajudem na organização das suas finanças!

 

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

close