Entenda o que é o Sistema Financeiro Nacional

0

O Sistema Financeiro Nacional tem um papel fundamental na vida dos brasileiros. É essa estrutura que ajuda a manter o equilíbrio da economia, contribuindo para o desenvolvimento do país.

Apesar disso, não é incomum encontrar pessoas que desconhecem o que é e como funciona o SFN. Pensando nisso, o artigo de hoje explica os detalhes sobre o Sistema Financeiro Nacional. Fique conosco e entenda melhor o assunto.

O que é o Sistema Financeiro Nacional?

O Sistema Financeiro Nacional, ou apenas SFN, é a rede de instituições públicas e privadas responsável por fiscalizar e fazer a regulação das operações do mercado financeiro no Brasil.

Esse sistema surgiu ainda no século XIX, com a chegada da família real portuguesa e abertura da primeira instituição bancária do país, em 1808. Mas foi a partir da década de 1960, com a Lei nº 4.595/64, que o SFN foi estruturado e regulado.

Atualmente, o Sistema Financeiro Nacional organiza e controla as transações financeiras em três grandes áreas:

Para exercer suas funções, o SFN conta com uma estrutura composta por entidades normativas, supervisoras e operadoras, como explicaremos na sequência.

Quais as instituições que compõem o Sistema Financeiro Nacional?

O Sistema Financeiro Nacional é composto por diferentes instituições públicas e privadas. Cada uma delas desempenha funções específicas para garantir que todas as operações necessárias à circulação da moeda e funcionamento do crédito sejam realizadas sem problemas.

As entidades que compõem o SFN se dividem em três grupos. O primeiro deles são os órgãos normativos, que fazem a definição das políticas e diretrizes do sistema financeiro. São eles: Conselho Monetário Nacional (CMN), Conselho Nacional de Seguros Privados (CNSP) e Conselho Nacional de Previdência Complementar (CNPC).

O segundo grupo corresponde às instituições supervisoras. São elas que assumem funções executivas, como de fiscalização, e funções normativas, visando regulamentar as decisões tomadas pelas entidades normativas ou pelas próprias atribuições outorgadas pela Lei.

Atualmente, o Banco Central do Brasil (Bacen), Comissão de Valores Mobiliários (CVM), Superintendência de Seguros Privados (Susep) e Superintendência Nacional de Previdência Complementar (Previc) respondem como órgãos supervisores do SFN.

O terceiro grupo é o de organizações operadoras. Aqui estão todas as instituições financeiras responsáveis pela prestação de serviços e intermediação entre agentes deficitários (quem precisa de recursos) e agentes superavitários (quem tem o capital para emprestar), como bancos, cooperativas, seguradoras, Bolsa de Valores e instituições de pagamento.

Conheça melhor algumas dessas entidades.

Conselho Monetário Nacional

É o órgão superior do Sistema Financeiro Nacional. Sua responsabilidade é formular a política de moeda e crédito com o objetivo de garantir a estabilidade da moeda e o desenvolvimento socioeconômico do país.

Integram o Conselho:

  • Ministro da Economia (presidente do Conselho);
  • Presidente do Banco Central;
  • Secretário Especial de Fazenda do Ministério da Economia.

Banco Central do Brasil

É uma autarquia federal, sem vínculo com ministérios. Busca garantir a estabilidade do poder de compra da moeda, zelando por um sistema financeiro sólido, eficiente e competitivo, além de fomentar o bem-estar econômico dos brasileiros.

Comissão de Valores Mobiliários

Autarquia federal vinculada ao Ministério da Economia, a CVM tem a função de fiscalizar e regular o mercado de valores mobiliários no país.

Conselho de Recursos do SFN (CRSFN)

Cabe a esse Conselho julgar, em última instância administrativa, os recursos contra as sanções aplicadas pelo BACEN e CVM, bem como as sanções aplicadas pelas autoridades competentes em processos de lavagem de dinheiro.

Superintendência de Seguros Privados (SUSEP)

A SUSEP é uma autarquia vinculada ao Ministério da Economia responsável por controlar e fiscalizar os mercados de seguro, previdência privada aberta, capitalização e resseguro.

Superintendência Nacional de Previdência Complementar (PREVIC)

Assim como o BACEN, CVM e SUSEP, a PREVIC é um órgão supervisor do Sistema Financeiro Nacional. Essa Superintendência é uma autarquia federal que atua na fiscalização e supervisão dos fundos de pensão no Brasil.

Qual o objetivo do SFN?

Agora que você já conhece quais são as entidades que fazem parte do SFN, é importante saber qual é o propósito do Sistema Financeiro Nacional.

Por meio da organização, fiscalização e regulação das operações financeiras, o sistema busca garantir as condições necessárias para o bom funcionamento do mercado e o equilíbrio da economia. Como resultado, colabora para o desenvolvimento do país e de todos os brasileiros.

Além disso, a atuação integrada do sistema financeiro é uma forma de viabilizar a harmonia entre todas as pessoas e instituições, para que os interesses individuais não se sobreponham às demandas coletivas.

Como funciona o Sistema Financeiro Nacional?

Cada agente que compõe o Sistema Financeiro Nacional desempenha funções específicas para viabilizar o fluxo financeiro e manter o equilíbrio da economia, como vimos acima.

De uma forma simples, podemos dizer que as entidades normativas estabelecem as regras para o funcionamento do sistema, enquanto os órgãos supervisores atuam para que elas sejam cumpridas.

Nesse processo, temos também as organizações operadoras, que, como o nome sugere, são responsáveis pelas operações financeiras e a intermediação entre os agentes deficitários e superavitários.

A regulação do sistema, por sua vez, é feita por três instituições: CMN, BACEN e CVM. Continue a leitura para saber mais.

Leia mais

Quem faz a regulação do Sistema Financeiro Nacional?

O Conselho Monetário Nacional, Banco Central e Comissão de Valores Mobiliários são as três instituições responsáveis por estabelecer as regras para funcionamento do Sistema Financeiro Nacional.

É a partir das diretrizes dessas organizações que é possível garantir a eficiência e o equilíbrio da intermediação de recursos, além de promover a estabilidade financeira no país.

Vale destacar que as regras do SFN são aplicadas de forma segmentada às instituições financeiras.

Aquelas mais sujeitas a riscos ou que possuem atuação internacional relevante precisam atender a regras mais abrangentes e complexas. Já as instituições com menor exposição a riscos e com atuação externa pouco relevante obedecem a normas mais simples.

ÁREA DE DOWNLOAD


MOD MENU FARLIGHT 84 POR TEMPO LIMITADO 

APK MOD STUMBLE GUYS 0.49.0  ATUALIZADO

APK MX GRAU TODAS AS MOTOS ATUALIZADO

DOWNLOAD

Script Blox Fruits Atualizado ATUALIZADO

 

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

close