UE e Mercosul na reta final para fechar acordo de exportação entre os blocos

1

Ursula von der Leyen Foto: Frederick Florin/AFP/Getty Images

A Presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, chega ao Uruguai nesta quinta-feira (5) para participar do encontro do Mercosul e tentar concluir um acordo comercial há muito desejado entre os países da União Europeia e as principais economias da América Latina.

Estão em curso conversações técnicas com a Argentina, o Brasil, o Uruguai e o Paraguai sobre o que seria o maior acordo comercial alguma vez concluído pelo bloco europeu.

“Já dá para ver a linha de chegada do acordo UE-Mercosul”, disse von der Leyen num post no X. “Vamos trabalhar, vamos cruzá-la”.

A decisão de von der Leyen de participar do encontro em Montevideu, que começa nesta quinta (5), é um sinal de que os negociadores consideram provável um acordo sobre o pacto, segundo com pessoas familiarizadas com o assunto.

O acordo comercial reduziria tarifas para a maioria das exportações da União Europeia para algumas das maiores economias latino-americanas, ao mesmo tempo que abriria o mercado europeu às importações, incluindo produtos agrícolas. Além disso, reforçaria a presença europeia numa região onde a China tem feito incursões nos últimos anos.

Deixe um comentário

close