como economizar no material escolar

0

Tempo de Leitura: 4 minutosSe preferir, ouça a narração deste artigo:

O ano começa e a gente já sabe que é hora de preparar a compra dos materiais escolares para a volta às aulas dos pequenos. E junto com a lista de cadernos, lápis, borracha, uniforme e tantos outros itens, vem também a preocupação em como encaixar essa despesa no orçamento da família.

Pensando nisso, comentamos como deve ser o retorno às escolas em 2023 e separamos algumas sugestões para te ajudar a economizar nos gastos do período. Confira!

Como vai ser a volta às aulas em 2023?

O início das aulas está programado para fevereiro de 2023 na maioria dos estados.

O avanço da vacinação contra Covid-19 e os protocolos adotados pelas escolas têm contribuído para o retorno presencial mais seguro. Mesmo assim, seguem os desafios para superar a defasagem no ensino e retomar o ritmo de aprendizado do período pré-pandêmico.

Procure informar-se sobre as medidas de proteção adotadas pela escola e município para garantir uma volta às aulas tranquila para os pequenos.

O envolvimento da família na rotina escolar também é importante para que o novo ano letivo seja ainda mais proveitoso. E essa participação começa já na seleção dos materiais, quando podemos incentivar o estudo e estimular a responsabilidade financeira.

Se você ainda não foi às compras, não deixe de conferir nossas dicas para economizar nos materiais escolares.

Como economizar na compra dos materiais para a volta às aulas?

A compra de materiais escolares é uma tarefa que as crianças costumam adorar. Mas o que é incrível para os pequenos pode se tornar uma dor de cabeça para os pais, que precisam adicionar esse gasto ao orçamento familiar.

Com planejamento, é possível economizar na volta às aulas.

A notícia boa é que com planejamento é possível economizar na volta às aulas.

Confira algumas orientações para controlar as finanças nesse período.

Verifique o que você tem em casa

Antes de ir às compras, dedique um tempo para conferir os materiais do ano anterior.

Reúna cadernos, lápis, tesouras, réguas, apontadores, mochilas, estojos e demais pertences utilizados. Verifique quais itens estão em bom estado, faça testes para avaliar o funcionamento e analise o que precisa ser trocado ou não.

Se possível, reutilize materiais

Os materiais escolares do ano anterior ainda estão em bom estado? Então uma solução para economizar nas compras é tentar reutilizá-los.

O reaproveitamento da embalagem de cola, caneta, lapiseira e outros artigos também é uma estratégia interessante, já que os refis costumam custar mais barato do que o produto novo.

Leia mais

Faça uma lista de compras necessárias

Planejamento é sempre a melhor estratégia para economizar na volta às aulas.

Após verificar os itens que tem em casa, faça uma lista com todos os produtos realmente necessários. Avalie suas finanças, defina o valor máximo para a compra dos materiais e envolva as crianças nesse processo.

Pesquise preços em diferentes lojas

O preço do material escolar varia de uma loja para outra. Por isso, pesquise os preços em diferentes lojas e compare o valor dos itens de marcas distintas.

Se for comprar pela internet, verifique a reputação do vendedor e analise as reclamações existentes em sites de proteção ao consumidor.

Converse com outros pais

Entre em contato com os pais das crianças que estudam na mesma escola. Criem um grupo focado em compartilhar descontos, produtos, recomendações e planejar a compra de produtos em grande quantidade.

Vocês também podem aproveitar para combinar a troca ou empréstimo de livros e apostilas dos anos anteriores – uma atitude econômica e sustentável.

Antecipe-se e evite dor de cabeça

Quanto antes você começar a pesquisar os preços e planejar as suas compras, maior será a sua economia. Lembre-se que quanto mais o calendário escolar se aproxima, maior o movimento nas lojas e a possibilidade de os preços aumentarem.

Faça compras coletivas

Reúna outros pais e faça compras coletivas para economizar ainda mais nos materiais escolares. As lojas costumam oferecer descontos em vendas para grupos e para itens em maior quantidade.

Compre no atacado

Uma alternativa econômica para fazer as compras com outros pais são os atacados. Essas lojas têm valores mais atrativos para vendas em maior escala e para artigos de coleções antigas. Pesquise os preços, programe-se para dividir as despesas e aproveite os descontos.

Personalize e faça “DIY”

Invista no DIY (Do It Yourself), o “faça você mesmo”, para economizar ainda mais. Junte as crianças e crie materiais personalizados reaproveitando itens que vocês não usam mais. Além de ser mais barato do que comprar produtos novos, é sustentável e ainda incentiva a criatividade dos pequenos.

Hora de ir às compras

Viu como é possível economizar nas compras de materiais escolares? Planeje-se e evite que os gastos com artigos de volta às aulas se tornem um problema financeiro.

 

Source link

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

close