
Cashback: entenda o que é e como funciona
[ad_1]
Todo mundo adora fazer compras e receber alguma vantagem: desconto, brinde, pontos no cartão de crédito… O cashback é um desses benefícios, em que o cliente recebe parte do dinheiro do produto de volta.
Você já experimentou essa modalidade de compra? Quer entender melhor como ativar a recompensa? E, afinal, será que vale a pena? Siga conosco, que vamos explicar todos os detalhes sobre o que é cashback e como ele funciona.
Afinal, o que é cashback?

O cashback é um sistema de recompensa bastante comum fora do país, que vem conquistando espaço no Brasil na última década. Como o termo em inglês já indica, a mecânica se baseia em devolver dinheiro para o consumidor que compra em sites ou aplicativos parceiros.
Esse modelo varia conforme as regras de cada empresa, mas funciona mais ou menos da mesma forma.

Primeiro, a pessoa adquire os produtos. Depois, recebe um saldo, como se parte do valor pago voltasse para ela. Quando atinge uma quantia X, então, o cliente pode transferir essa grana para a conta-corrente – ou ainda usá-la para comprar novos itens na mesma plataforma.
Vale destacar que cashback não é desconto. Em vez de pagar um preço reduzido na hora da compra, você paga o valor integral e recebe uma espécie de reembolso em seguida.
Tampouco dá para comparar essa modalidade com os programas de milhas tradicionais. Isso porque, no lugar de pontos, o usuário acumula créditos em dinheiro.
Diversos e-commerces brasileiros oferecem a possibilidade de cashback. Além deles, alguns bancos, financeiras e bandeiras de cartões de crédito também trabalham com programas similares. O formato tem se mostrado tão promissor que, inclusive, unidades físicas do varejo aderiram a ele.
Como funciona o cashback?
Para receber parte do dinheiro das compras de volta, você deve primeiro descobrir qual programa de fidelidade garante o benefício e oferece mais vantagens. Pode ser uma plataforma de cashback (aplicativo ou site), a própria loja, uma instituição financeira ou bandeira de cartão de crédito.
Depois de avaliar a melhor opção, confira se é necessário fazer algum tipo de cadastro. Então, ative o cashback e comece a adquirir os produtos para aumentar o seu saldo.
Mas atenção às regras! O resgate da quantia nem sempre é imediato, ou mesmo gratuito.
Alguns sistemas cobram taxas para transferir o dinheiro para a conta-corrente. Em outros, a operação pode até sair de graça, mas demora. É que o prazo de reembolso também varia conforme a loja, podendo passar de 30 dias da data de confirmação do pagamento do produto.
Outro ponto relevante diz respeito ao prazo de validade do benefício. Assim como os pontos dos sistemas de milhagem, o crédito recebido via cashback pode expirar se não for usado em alguns meses. Como sempre, esse critério muda conforme o regulamento de cada empresa, portanto, se informe direitinho.
Por fim, alertamos para o uso do saldo na aquisição de novos itens. Se o dinheiro em conta não for suficiente para cobrir o valor do produto, você deverá pagar a diferença com cartão de crédito. Tenha cuidado para não extrapolar o seu limite!