Como se excluir da internet

0

Como se excluir da internet

Graças às preocupações crescentes com a segurança e a privacidade – principalmente a nossa saúde mental -, a idéia de se excluir da Internet nunca foi um assunto muito quente. No entanto, esse processo é complexo: a internet é um espaço amplo e alguns de nós deixaram décadas de pegadas digitais.

Se você está pensando em se remover da Internet ou talvez apenas excluir algumas contas on-line antigas, temos alguns conselhos sobre como começar.

O que você deve saber antecipadamente
Dependendo da extensão da sua atividade online atual, talvez não seja possível remover completamente sua presença online. Por exemplo, enquanto você pode excluir sua conta do Facebook, as mensagens enviadas privadamente a outras pessoas permanecerão intactas. O Facebook é apenas um dos milhares de lugares em que você pode estar ativo online também.

Além disso, ao desativar as contas online, você inevitavelmente perderá o acesso a determinadas plataformas, programas ou funções. Sem uma conta do Google, você não pode baixar aplicativos no Android; sem uma conta da Amazon, você não pode comprar coisas na Amazon.

Cabe a você quanto do seu eu digital você deseja remover, desativar ou excluir com base nas suas necessidades. Com isso em mente, recomendo deixar a exclusão do seu endereço de e-mail até o final, se você quiser excluí-lo.

Os endereços de e-mail são porta de entrada para grande parte de nossa atividade on-line, pois geralmente dependemos deles para se registrar em sites – e você pode precisar de um para entrar em contato com sites e solicitar que removam suas informações. Muitas das informações importantes sobre cancelamento também serão entregues a você por e-mail.

As contas de email também funcionam como uma espécie de banco de memória de escapadas on-line, desde que você não exclua seus emails com frequência. Você provavelmente consultará muito seus e-mails, por isso é importante manter as contas em funcionamento.

Por onde começar: identificando sua pegada
Antes de se excluir de qualquer site, compile uma lista dos sites dos quais você deseja se remover. Ao criar essa lista, dê aos sites uma prioridade com base em seu desejo de se excluir deles.

Suspeito que a maioria das pessoas esteja preocupada com sua presença visível – onde elas aparecem publicamente com um nome ou nome de usuário – em vez de simplesmente onde estão registradas ou assinadas, como um boletim informativo. Vamos começar com isso.

Sites sociais
Muitas pessoas estão inscritas em grandes sites sociais como Facebook, Instagram e LinkedIn, e os que você usa diariamente devem estar em primeiro lugar na sua lista. Você também pode encontrar uma lista de sites populares na Wikipedia para obter mais ajuda com esta tarefa.

Enquanto você está verificando esses sites, também deve procurar por contas potencialmente vinculadas. Por exemplo, eu uso o meu Facebook como um logon para o Discord, e posso ter esquecido, se não o fiz (você o encontrará em Facebook> Configurações> Aplicativos e sites). Da mesma forma, se você tiver uma Conta do Google, poderá encontrar sua senha salva e aplicativos conectados na página de segurança.

Depois de ter uma lista de sites, é hora de tentar redescobrir aqueles que você pode ter esquecido.

O que você não pode excluir
Se você já assinou anteriormente os direitos de publicação de algo que criou on-line, é improvável que você consiga remover esse conteúdo, a menos que o proprietário atual aceite excluir. Quanto mais popular for esse conteúdo ou produto, mais difícil será. Se você é famoso em sua linha de trabalho, pode ser difícil se livrar completamente do domínio da Internet.

Aspectos do seu perfil online também inevitavelmente chegaram a outras fontes e isso é incrivelmente difícil de evitar. Os dados de atividades on-line são constantemente comprados e compartilhados para publicidade direcionada. No entanto, essas informações devem ser anônimas até certo ponto – ninguém deve compartilhar seu nome, idade, endereço e detalhes da ocupação sem o seu consentimento.

Etapas finais
Até agora, você deve estar desconectado, desconectado, desativado e excluído da maioria dos espaços online aos quais foi anexado. Reserve algumas semanas ou meses para pensar sobre as coisas, mantendo o processo em mente caso outras contas esquecidas entrem em sua mente.

Se você cancelou a inscrição em todos os seus boletins e removeu todas as suas contas, sua caixa de entrada não receberá muitos e-mails. Quando isso acontece, você pode eliminar essas contas finais.


Aguarde um momento, estamos gerando o seu link para Download.

Gerando Link

0%

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

close