Lucro da Tesla cai à medida que Musk liga seu futuro aos robotaxis atrasados

1

A Tesla reportou mais um trimestre de lucro decepcionante e adiou a tão esperada revelação dos táxis autônomos, fazendo com que as ações voláteis da montadora despencassem nas primeiras negociações desta quarta-feira (24).

Os lucros ajustados caíram para 52 centavos por ação nos três meses encerrados em junho, perdendo as estimativas pelo quarto trimestre consecutivo. O CEO Elon Musk confirmou que a empresa vai adiar um evento que mostraria protótipos de robotaxis em cerca de dois meses, para outubro, confirmando um relatório anterior da Bloomberg News.

As ações da Tesla caíam 12% às 11h50 desta quarta em Nova York. Os papeis haviam subido desde o último relatório de lucros da empresa, recuperando-se totalmente de uma queda de mais de 40% no ano.

O sentimento havia melhorado para a Tesla após um início de ano tumultuado. A empresa perdeu as expectativas de vendas de veículos pela maior margem de todos os tempos no primeiro trimestre, levando a demissões em massa. Musk respondeu falando sobre o trabalho que a Tesla tem feito há anos em direção autônoma e inteligência artificial, e as ações dispararam.

“O valor da Tesla é, esmagadoramente, autonomia. Essas outras coisas são insignificantes em comparação com a autonomia,” disse Musk na terça-feira (23), novamente instando qualquer um que discorde a vender as ações.

A fabricante de carros elétricos agora vai revelar os robotaxis em 10 de outubro, e os carros mostrados serão apenas protótipos. Modelos mais acessíveis que poderiam impulsionar as vendas não entrarão em produção até o primeiro semestre do próximo ano, no mínimo. Uma fábrica planejada no México está em pausa até depois da eleição presidencial dos EUA em novembro, e um robô humanoide que Musk prevê que fará o valor da Tesla disparar não começará a ser vendido até algum momento em 2026.

Essa combinação de prazos deixa os investidores em uma espécie de espera enquanto a produção e as vendas de carros da Tesla diminuem. O maior vendedor mundial de veículos elétricos a bateria está bem abaixo do ritmo de 1,8 milhão de entregas do ano passado e reiterou que o crescimento do volume será “notavelmente menor” em 2024.

“A história aqui é sobre o que está por vir,” disse Gene Munster, sócio-gerente da Deepwater Asset Management.

LEIA MAIS: Tesla faz recall do Cybertruck por problemas no limpador de pára-brisa e acabamento do porta-malas

Deixe um comentário

close