Influenza A: o que é, sintomas, riscos e como prevenir

0

O apresentador Silvio Santos, 93, está internado com Influenza A. A informação foi confirmada pelo SBT em comunicado divulgado no programa “Chega Mais’, nesta quinta-feira (18). Em nota, a emissora diz que o apresentador está sendo medicado e está bem.

“O SBT confirma que nosso amado Silvio Santos está com influenza A. Ele está sendo medicado em um hospital. A família agradece o carinho de todos conosco e ficamos na torcida. Ele está internado, mas está bem”, diz o comunicado.

A influenza A é um tipo do vírus da gripe encontrado em várias espécies de animais, além dos seres humanos. Ele pode ser classificado em dois subtipos — H1N1 e H3N2 — e costumam circular de maneira sazonal, sendo mais comum nas estações mais frias do ano, como outono e inverno. Segundo o Ministério da Saúde, a influenza A é o vírus responsável pelas grandes pandemias de gripe, como ocorreu em 2009, com a H1N1 (na época, conhecida como “gripe suína”).

A principal forma de transmissão da influenza A é por meio das secreções das vias respiratórias de uma pessoa contaminada ao espirrar, tossir ou falar. Também pode ocorrer de forma indireta, após contato com superfícies contaminadas ou ao levar a mão com vírus à boca, nariz e olhos.

Sintomas de influenza A

Os sintomas da influenza A são os típicos da gripe e incluem, segundo o Ministério da Saúde:

Outros sintomas podem aparecer subitamente, como calafrios, mal-estar, dor muscular, dor nas juntas, prostração e secreção nasal excessiva. Em alguns casos, diarreia, vômito, rouquidão e olhos avermelhados podem ser surgir, apesar de serem sintomas menos comuns.

Idosos possuem maior risco de complicações

Algumas pessoas estão em maior risco de complicações decorrentes da gripe, incluindo influenza A, como idosos e crianças menores de 2 anos, além de indivíduos com doenças crônicas. Os principais riscos, segundo o Ministério da Saúde, são:

Segundo a pasta, as pneumonias são as principais responsáveis pelas internações hospitalares por influenza no Brasil.

Como é feito o tratamento?

De acordo com o Ministério da Saúde, o tratamento da influenza pode ser feito com o uso do antiviral Fosfato de Oseltamivir, indicado para os casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) e casos de Síndrome Gripal (SG) com condições ou fatores de risco para complicações. O tratamento com o medicamento deve ser iniciado nas primeiras 48 horas após o início dos sintomas.

Além disso, o repouso e a hidratação intensa são recomendações importantes para a total recuperação da influenza A. Para amenizar sintomas como febre e dor, podem ser indicados anti-inflamatórios não esteroides, como aspirina e ibuprofeno, segundo o Manual MSD. Paracetamol também é uma alternativa para o tratamento.

Prevenção

A principal forma de prevenção da influenza A é a vacina da gripe. A imunização previne casos graves e óbitos e deve ser aplicada anualmente, devido à constante mutação dos vírus influenza. Por isso, todos os anos, o Ministério da Saúde realiza a Campanha Nacional de Vacinação contra a gripe.

Neste ano, a vacina contra a gripe aplicada no SUS (Sistema Único de Saúde) durante a campanha de vacinação foi a trivalente. Ela protege contra três cepas diferentes do vírus, responsáveis pela maioria dos casos atualmente: a Influenza A (H1N1), Influenza A (H3N2) e Influenza B.

Já na rede privada, é possível encontrar a versão quadrivalente do imunizante, ou seja, que protege contra quatro cepas: além das três citadas acima, protege também contra a Influenza B. Saiba tudo sobre a vacina da gripe aqui.

Link da fonte


Aguarde um momento, estamos gerando o seu link para Download.

Gerando Link

0%

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

close