É a 1ª vez que temos surto de inflação mundial e Brasil com inflação mais baixa

0

Quando o banco central inicia o ajuste monetário mais rápido, pontuou, o custo para a sociedade é menor

O presidente do Banco Central (BC), Roberto Campos Neto, destacou nesta segunda-feira, 29, que, pela primeira vez, o Brasil passa por um surto de inflação global com índices de preços abaixo da média internacional.

Durante discurso em Fortaleza (CE), Campos Neto sustentou que a situação se deve, em parte, à decisão do BC de começar a subir os juros antes das demais economias. Quando o banco central inicia o ajuste monetário mais rápido, pontuou, o custo para a sociedade é menor.

Após fazer uma retrospectiva do enfrentamento da pandemia, que exigiu uma ação coordenada de estímulos fiscais e monetários para evitar uma depressão, o presidente frisou que a inflação e seus núcleos estão caindo em vários países emergentes, inclusive na América Latina.

Nesse ponto, ele frisou que a inflação cheia no Brasil foi a que mais caiu entre os emergentes. No entanto, as médias de núcleos, observadas pelo BC, caem lentamente, o que demanda cuidado.

Já nos países avançados, ponderou o presidente do BC, a inflação, após uma queda, voltou a subir. “Isso é tema de muita preocupação”, assinalou Campos Neto. Ele observou que as surpresas de crescimento na China estão para baixo, sendo que o efeito da retomada dos serviços no país não deve se perpetuar.

Estadão Conteúdo


CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

close