Ações da Cosan (CSAN3) derreteram 35% na bolsa em 2024; hora de aproveitar para comprar os papéis em ‘promoção’?
Os investidores da Cosan (CSAN3) não estão tendo vida fácil em 2024. Até o fechamento de mercado da última quarta-feira (12), os papéis da holding apresentaram baixa de mais de 35%.
O que explica essa queda? Depois da tempestade, há esperança para as ações da Cosan? É o que tentaremos responder nesta matéria.
O desempenho ruim da Cosan em 2024 não pode ser atribuído a apenas um, mas a alguns fatores.
Em primeiro lugar, a companhia é altamente sensível às taxas de juros. Com a Selic em dois dígitos e a continuidade do ciclo de afrouxamento monetário em cheque, as ações sofrem, explica o CEO da Empiricus, Felipe Miranda.
“Basicamente, ela sofre com a alta taxa de juros porque ela é alavancada (endividada) e não faz os IPOs das subsidiárias, que é importante para a tese”, explica.
Além disso, Miranda vê a compra de 4,92% das ações da Vale (VALE3) como uma decisão muito ruim: “ela teria a possibilidade de se desalavancar, pagar dividendos, mas fez essa compra da posição da Vale que tornou as coisas complexas, alavancou a companhia e não sobra muito fluxo de caixa”.
Em abril, a Cosan vendeu cerca de 0,78% do capital da mineradora e eliminou aproximadamente 10% de sua dívida de holding. Agora, a companhia detém participação de 4,14% na Vale.
Além disso, as ações sofreram na última semana com o trâmite em Brasília sobre uma medida provisória que propunha alterações nas regras do PIS/Cofins.
Isso porque, hoje, o pagamento de PIS/Cofins gera crédito para alguns setores que podem utilizar esses créditos para abater o valor de outros tributos.
A intenção da MP era que o crédito só pudesse ser usado para abater o pagamento de PIS/Cofins. “Isso dificultaria bastante a monetização dos créditos tributários da Raízen que ia ajudar no capex e na desalavancagem da sucroalcooleira”, explica Felipe Miranda.
A medida não foi aprovada no Congresso, mas o ruído gerado na última semana foi suficiente para provocar mais uma queda nas ações.
É hora de desistir de CSAN3?
“Falando de ações ou de meias, eu gosto de comprar mercadoria de qualidade quando estão baratas”. A lendária frase de Warren Buffett pode muito bem se referir ao caso da Cosan atualmente.
Ao menos é assim que avaliam os analistas da Empiricus. A queda superior a 35% em 2024 deixou as ações em ponto de entrada atrativo, na análise deles. “Está muito barata nesses níveis”, afirmou Miranda.
Portanto, a casa de análise tem recomendação de compra para a holding.
É claro que a tese não se baseia apenas no preço atrativo da ação. Os analistas enxergam quatro pilares fundamentais no investimento que podem contribuir para o avanço das ações depois do primeiro semestre difícil.
Aguarde um momento, estamos gerando o seu link para Download.
Gerando Link
0%
